uma notícia boa e uma ruim e outra boa

por Bruna


E aí galerinhaaa?

Tudo beleza? Faz tempo que não tem post novo aqui, né?

A notícia boa é que nós não largamos o blog. Só estamos ocupadjeenhos.

Isso se deve ao Déco estar correndo com as provas dele, a Jéssica faz tanta coisa na faculdade dela que nunca se sabe quando ela esta viva ou simplesmente ocupada, e eu, bom, eu… sou preguiçosa [!!!!] mas também andei meio ocupada com provas, chororô, descabelamento e outras coisas triviais.

Também não recrutamos nenhum calouro pra contar suas histórias de primeiro ano: alguém se habilita?

Também não tem ninguém pra falar do 5° e 6° ano, algum doutorando/interno se habilita tb?

A notícia ruim é que esse segundo ano não tá fácil meus amigos. Começo a admirar cada vez mais as pessoas que já estão no 3°, 4°, 5° e 6° anos, porque cada ano que passa é uma grande conquista na VIDA, viu?

Só nesta semana eu tive TRÊS provas de magnitudes 8 na escala Richter. A pior delas foi a de FISIOLOGIA, que envolveu (sem mentira e sem exagero) 22 (VINTE E DOIS) capítulos do Guyton, que é um cara incrivelmente chato, mas cujo livro é o mais utilizado na disciplina.

“Eu acho que vi um Guytinho!” (aslplsdlspldsla essa piada é muito boa, mas tb muito ruim)

E quando eu digo que o cara é chato é porque ele é chato MESMO. Ao ler o livro, você tem a clara certeza de que ele está falando sozinho. E pelo simples fato de ele ser um fisiologista, e ser um bundão que sabe de tudo que acontece no corpo humano, ele fica querendo se mostrar e fazer um milhão de associações que você nem se importa.

Ele começa a descrever a atividade do coração, aí ele para e pergunta “mas por que será que acontece isso?” aí não da nem 2 palavras e ele começa a explicar. MAS QUEM PEDIU?

EU PEDI QUE QUERO QUE O SENHOR EXPLIQUE? NÃO NÉ?

Chato

Bá, sério, insuportável.

Mesmo assim, é um livro que você tem que ler e absorver, porque se não, acontece exatamente o que aconteceu comigo nessa prova de cardio:

O arrebatamento

Pois é, dia 21 de maio era pra ser o fim do mundo, mas foi minha prova de fisio…

Mentira. Minha prova foi dia 24, mas significou SIM o fim do mundo.

Aquela sensação de pegar a prova e ler isso:

“Débito cardíaco e pré-carga de assístole e congestão por hiperemia relativa demonstra no hematócrito MAS O QUE É ISSO?”

Eu ó, eu sabia a matéria, sabia BEM. Mas não sei se foi o sono, não sei se foi a adrenalina, não sei se foi burrice, ou sei lá o que que dá comigo e com toda a minha turma que a gente simplesmente SE FERRA nas provas.

Nossa sala é fruto do ENEM né, rs, então não é de se esperar que as mentes mais brilhantes da Medicina sejam saídas de tal prova seletiva, mas ouso dizer que a galera da minha turma é muito inteligente (inclusive eu, eu sou foda).

O problema é que não DAMOS sorte. Não soubemos brincar com a fisiologia. Ano passado, a fisio era SEMESTRAL.

A 14 (nossos veteranos) reclamavam que tinham que estudar muitos capítulos semanalmente, então nós, brilhantes filhos do Haddad, pensamos que seria melhor tornar a disciplina anual.

Protocolamos horrores de coisas e conseguimos. Voilá!

O semestre se tornou um ano, e consequentemente teríamos mais tempo pra estudar. Mas não sei porque que NINGUÉM (nem eu) PENSOU que com esse espaçamento de tempo didático, iria rolar um consequente aumento de matéria e uma cobrança MUITO MAIOR nas provas.

Então, enquanto ano passado a 14 teve uma prova de cardio+pneumo com perguntas do tipo:

A onda T no eletrocardiograma significa:

a) A despolarização ventricular;

b) Aumento de T, que significa Tesão;

c) Aumento de T, de Titânio no sangue;

d) Aumento de T, que é Toracocentese em animais;

e) Grama

E a nossa prova teve coisas do tipo:

Questão inconsistente, visto que a diminuição de pós-carga é que serve de precursor da contratilidade ventricular, portanto o gabarito está ERRADO, EXCELENTÍSSIMO PROFESSOR

E bom, a minha turma está discutindo o gabarito até agora via e-mail como se fosse o gabarito da FUVEST 2011.

Também tem umas questões muito loucas falando de hemorragia, onde nem o professor sobre identificar a diferença de perda de hematócrito com perda de plasma de edema, então QUEM SOU EU pra saber né?

Além da baixa nota (fiz 18 questões de 30, jesus…), o nosso excelentíssimo professor também faz PRÉ-TESTES no cálculo final da prova. Então a cada aula prática ele nos manda ler outro capítulo do Guyton (em média 15 páginas) e depois faz perguntas acerca da natureza humana, sem correlação necessária com a matéria que ele nos mandou ler. E ah, totalmente sem aviso.

E o melhor de tudo, é que essas notas de pré-teste ao invés de darem um BÔNUS na nota (tipo o ENEM na prova final da unicamp, ou tipo o PASUSP na USP) nããaãããã~~aãããã~~aããaoooooo… os nossos pré-testes fazem O QUE?

Eles DIMINUEM a nota, meus amigos.

DIMINUEM.

Portanto se eu tirei 6, ficarei com 5 na média. E a média da Fundação é 7. E só tem mais 3 provas.

Ou seja: exame em fisio 99% mission accomplished.

Mereço?

Não né?

E a outra notícia boa?

É claro que depois da tempestade vem as coisa boa. Esta semana comecei o super estágio de 1 ano e deliciosas 120h no currículo: o estágio do ECLAMC (leia-se eclanque).

É um estudo sobre malformações congênitas, onde nós, os reles mortais da semiologia do 2° ano, vamos poder examinar BEBÊS :~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Somos um grupo seleto de babões por recém-nascidos!

Vamos poder ficar 1 ano, indo 1 vez por semana no hospital, examinar aqueles pequenos pedacinhos de gente :~~~ vocês tem IDEIA de QUANTO AMOR este trabalho contém?

Somos em 7 grupos, onde o grupo que vai na segunda, examina os bebês nascidos no domingo. Os que vão na terça, examinam os da segunda, e por aí vai.

“And sunday comes afterwards.” (BLACK, Rebecca)

Hoje mesmo estava no hospital até as 20h. Vi um linduxinho, de uns 2kg, ganhando peso na UTI neonatal. Um pequenininho tão fofinho, tão calminho, que só me permite aplicar adjetivos no diminutivinho.  Testamos reflexos dele, examinamos milimetricamente aquela coisinha que tem poucos centimetros.

Obviamente, como toda fêmea imbecil da minha espécie, reagi quando ele abriu o berreiro porque tava com fome, e meu útero CHOROU JUNTO. Fiquei toda derretida. Quis chorar junto, quis fazer carinho, quis fazer qualquer coisa, enquanto a professora me olhava com uma cara do tipo “Sua idiota”.

Eu ou o bebê? Quem chora mais?

Me deu vontade de fazer aquelas louca de hospital e roubar ele pra mim. (RISOS)

Se meus superiores (ou a polícia) lerem isso: estou apenas brincando ok?

Então sei lá, eu posso até reprovar em fisiologia (por favor, não Guyton????????), mas vou continuar vendo bebês amorzinhos por 1 ano!!!!!!!! :)

Sério, isso me deixa muito muito muito feliz.

Mas como a fisio me deixa muito muito muito triste, a soma dá 0 e estou normal.

HAAHUAHAUHAUHA

BEIJO PESSOAL.

8 Comentários to “uma notícia boa e uma ruim e outra boa”

  1. Guyton era cardiologista, não era?

    Boa sorte com fisio!!! Eu tentei de tudo e mesmo assim estou a dois passos (do paraiso) do exame de fisio =D

    • “Dr. Guyton initially intended to be a cardiovascular surgeon but was partially paralysed after being infected with polio. He suffered from this infection in 1946 during his final year of residency training.”
      :( que triste. Ele queria ser, mas acabou sendo oftalmo + otorrino (fonte: wikipedia)

      ahuahahuehaehaehe ai meu, to nem aí, ele é chato mesmo.

      E ó, posso te dizer que SIMPATIZO com a sua situação. :( força.

  2. Haha, bom texto. Eu sou estudante do 1º ano, poderia escrever. Qualquer coisa entra em contato.

    E 22 capítulos do Guyton? FUUUU

  3. HAHAHAHAHAHAHA

    Que sofrida sua vida!
    Mas você vencerá..

    Guyton é uma merda!!!!!!!!! Falo isso pra você há um ano e você nem TCHUM LOL nem ai pra hora do brasil KKKK

    E rachei da sua citação da rebecca black AUDSHHUDS invejo-a pelo estágio com as criança! x(
    Aproveite bem essa oportunidade :)

    Beijossss

  4. Universidade Federal do Ceará, primeiro período e a um mês de merecidas férias pra ir pro segundo HSIUAHISUAHU :D

  5. TÔ MORRENDO DE RIR, PQPQPPQQPPQPPQPPQPQQPQP

    PUTS! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

    Vou ver se escrevo algo, tipo, agora???? Aproveitar que to num estado vegetativo na minha cama :((((

    Boa sorte e lembre-se que THIS IS SPAAAAARTA!

    P.s.: nunca fiquei de “exame” mas tô morrendo de medo de verdade de ficar este semestre, mas não posso sonhar com isso pq comprei passagens pra SP dois dias após minha última prova e meus pais não podem SONHAR com isso :~~~~~~~~~~~~

  6. Interessante suas preocupações… Concordo contigo em várias coisas, menos no quesito enem como critério de inteligência. Penso que a matriz epistemológica do enem , nos provoca insere em habilidades e compet~encias que o velho vestibular não dá conta. Sucessos!!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

